Semana Municipal de Combate à Sífilis Congênita

Durante os dias 24 a 28 de Abril de 2017 a equipe municipal de Vigilância em Saúde em parceria com a Estratégia Saúde da Família da Unidade de Saúde do Jardim Bela Vista realizou encontros com os usuários do centro médico, alunos da Escola Estadual “Constante Ometto”, idosos do Grupo da Terceira Idade e beneficiários do Serviço Social realizando orientações sobre sinais e sintomas da doença, mecanismos de transmissão e formas de prevenção. No dia 28 de Abril de 2017 no período da manhã foram disponibilizados testes rápidos para o diagnóstico da Sífilis. Foi reforçada a importância do Pré-Natal e que seja o mais precoce possível após a confirmação da gravidez.

Epidemiologia da Sífilis

Sífilis é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum, que tem diagnóstico e tratamento disponível no Sistema Único de Saúde, porém uma doença de grande desafio para a Saúde Pública do país, devido a vários fatores como: subdiagnóstico, subnotificação, pouco ou nenhum conhecimento da sociedade em relação a esse agravo, prática do sexo inseguro, sem uso de preservativo e pelo estigma de ser uma doença sexualmente transmissível.

Outra forma de transmissão é a vertical, quando a gestante transmite a doença para seu feto, chamada de sífilis congênita, tal infecção pode provocar aborto ou até mesmo morte fetal, quando não há óbito, causa sequelas à criança como: cegueira, surdez, retardo mental, microcefalia, entre outras deformidades físicas.

A meta a ser alcançada é redução de sua incidência a menos de um caso por mil nascidos vivos mediante, a busca ativa de casos de sífilis materna e congênita, em serviços de pré-natal e em maternidades, paralelamente a ações de prevenção e tratamento.

Principais Problemas e Causas do Cenário Regional

Um estudo nacional realizado com gestantes no Brasil entre os anos de 2011 e 2012 demonstrou que o controle da sífilis na gestação no país está deficiente, com incidência de sífilis congênita, taxa de transmissão vertical e ocorrência de desfechos negativos elevada. Mais de 90% das mulheres incluídas no estudo receberam assistência pré-natal, evidenciando a baixa qualidade deste cuidado para a identificação e tratamento das gestantes com sífilis. Sendo assim, um número baixo de casos de sífilis congênita não indica necessariamente um bom programa de controle da transmissão vertical, uma vez que casos de sífilis congênita podem estar ocorrendo, mas não notificados. Já um número elevado indica falhas no processo assistencial, com oportunidades perdidas de intervenção. (INCIDÊNCIA DE SÍFILIS CONGÊNITA: DADOS DO ESTUDO NASCER NO BRASIL- Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32(6):e00082415, jun, 2016)

Levantamento das principais causas regionais corrobora com o estudo supracitado, sendo evidenciada uma baixa qualidade da assistência PN, tratamento inadequado, subnotificação, demora no diagnóstico, temos outras causas associadas como: população vulnerável (usuários de drogas, moradores de rua, população privada de liberdade), pouca adesão ou nenhuma do uso de preservativo durante as relações sexuais hetero e homoafetivas, início cada vez mais precoce da vida sexual com pouco ou nenhum conhecimento das IST/HIV/gravidez na adolescência e envolvimento da saúde suplementar.

Ressaltamos a importância do monitoramento das gestantes de todos os municípios da área de abrangência do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto, encaminhando mensalmente a planilha de dados, pactuadas com os gestores, com os dados e seguimento das ações desenvolvidas com suas respectivas gestantes à articuladora da Saúde da Mulher do DRS XIII, sendo esse monitoramento objeto de avaliação dos pareceres técnicos de solicitações de recursos/investimentos.