Resultado da Campanha da Doença Renal Crônica

No último dia nove de novembro o serviço de Atenção Básica em Saúde Municipal em parceria com a RENALS de Sertãozinho realizou a Campanha de Prevenção à Doença Renal Crônica no Centro Médico “Januário Theodoro de Souza”.

Durante a Campanha os munícipes tiveram a oportunidade de fazer o exame de urina com o resultado imediato, aferiram a pressão arterial, realizaram o teste de glicemia e também fizeram a testagem para o HIV e Sífilis. Todos os participantes passaram por avaliação médica. Através dos atendimentos Dr. Rafael Salomão Prado, médico representante da RENALS, pôde orientar as pessoas que apresentaram alguma alteração e encaminhá-las para novas avaliações.

A Campanha realizada em Pradópolis contou com a participação de 80 pessoas, 73% tinham a idade de 40 anos ou mais. 48% dos participantes referiam ter diabetes e hipertensão arterial. E 12% estavam com a pressão arterial e glicemia alterada. 42% apresentavam alterações na urina como infecção, perda de sangue, proteínas na urina.

O Setor de Vigilância em Saúde também participou e auxiliou na organização do evento e agradece a todos que participaram da Campanha e se coloca a disposição para orientações.

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA

Todos devem fazer exame periódico para diagnóstico de doença renal, mesmo sem ter sintomas. Seria importante se todas as pessoas fizessem um “exame de urina” em algum momento de suas vidas, principalmente aquelas com diabetes, hipertensão arterial e história familiar de doença renal.

A pressão alta, inchaço, sobretudo no rosto, nas pernas e no corpo, sangue na urina, cólica renal causada por cálculos (pedras), indícios de infecção urinária como dor, ardor ou dificuldade para urinar, urina mal cheirosa ou turva e aumento da frequência das micções, palidez cutânea e fraqueza podem ser indícios de doença renal.

Procure o atendimento médico e previna-se! Cuide-se!

ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE