Temperatura

máxºC minºC

Prefeitura nas Redes Sociais

Notícias

Programa de Ação Cultural (PROAC)

                                                                   Pradópolis ganha Museu Digital em seu aniversário

                                                                  Lançamento do portal acontece no dia 13 de junho com bate-papo online


No aniversário de Pradópolis a cidade ganha uma importante ferramenta para contar sua história. O portal Museu Pradópolis Digital é resultado do processo de formação audiovisual promovido pelo projeto Incubadora Caipira, com realização do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores (Pradópolis - SP), Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte (Ribeirão Preto - SP) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).O portal pode ser acessado em http://museupradopolisdigital.com.br 

O lançamento do Museu acontece de forma online com transmissão ao vivo de bate-papo com as convidadas Lua Braga Batista, antropóloga, Mônica Oliveira, historiadora, Ney Souza, membro da equipe gestora do portal e Renato Vital, produtor cultural. O papo começa às 15h do dia 13 de junho via o próprio site do Museu e no Facebook e Instagram do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores.

O Museu Pradópolis Digital tem como objetivo investigar e valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, Pradópolis teve sua emancipação política em 1958 e até então pouco se investiu em ações e instituições ligadas à memória. No Museu Pradópolis Digital o internauta poderá encontrar Vídeos, Fotos e Artigos relacionados à formação cultural, social e econômica desse município com cerca de 20 mil habitantes. 

O intuito do Museu é reunir gradativamente produções que possam contribuir ao debate sócio-histórico e da formação cultural de Pradópolis. “Esta iniciativa é um ponto de partida para um processo coletivo que caminhará sentido a necessidade da construção de um olhar sensível e crítico sobre a história de Pradópolis, com enfoque na valorização da memória, bem como na conscientização da preservação do patrimônio, seja ele histórico, cultural , ambiental, material e imaterial”, afirma Ney Souza. Para isso, o portal se manterá aberto para colaboradores e pessoas interessadas em contribuir na formação de seu acervo, por meio de parcerias, doações, projetos, financiamentos, etc.

O projeto Incubadora Caipira desenvolveu no primeiro semestre de 2020 oficinas de Roteiro, Direção de Fotografia e Edição de Imagens, como também um Circuito de Palestras com temáticas como Audiovisual no Interior de SP, Documentários e Redes Sociais. O objetivo da Incubadora Caipira foi de fomentar a cadeia da produção audiovisual em Pradópolis, e como resultado destes esforços, ao final do projeto acontece o lançamento do portal Museu Pradópolis Digital. Como ponto de partida para o Museu, foram produzidas neste período uma série de entrevistas com personalidades do município, o embaixador da folia de reis Manoel da Costa Domingues, o mestre de capoeira Borracha, a educadora social Maria Souza, o arte educador Marcelo Rocha e a antropóloga Lua Braga Batista.


SERVIÇO :

Lançamento do portal Museu Pradópolis Digita

13 de junho de 2020 às 15h


Bate-papo online “Porque precisamos contar nossa história?” comLua Braga Batista, antropólogaMônica Oliveira, historiadoraNey Souza, membro da equipe gestora do Museu Pradópolis DigitalRenato Vital, gestor do Coletivo Fuligem


Transmissão ao vivo nas redes sociais do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores
https://www.facebook.com/projetojovenspesquisadores/
https://www.instagram.com/projetojp_/
http://museupradopolisdigital.com.br   

Endereço

R. Pereira Barreto, 925
Centro - Pradópolis - SP
CEP: 14850-000
Fone: (16) 3981-9900

Redes Sociais

Copyright © 2020 - todos os direitos reservados

Desenvolvido por Zambonini Publicidade & Propaganda