Pradópolis recebe R$ 20 milhões de investimentos da CPFL Paulista

Pradópolis recebe R$ 20 milhões de investimentos da CPFL Paulista em obras de ampliação e modernização da subestação e novas redes de distribuição

Sistema elétrico do município opera com maior capacidade desde julho deste ano

Pradópolis, 2 de setembro de 2022. O sistema de distribuição de energia elétrica de Pradópolis acaba de receber um importante reforço da CPFL Paulista. A Subestação Pradópolis, que fica na Rod. Pradópolis, Km 2,5, teve sua capacidade duplicada sendo totalmente automatizada, agregando mais segurança operacional e agilidade no restabelecimento de energia em situações de contingência, como em temporais ou queimadas sob as linhas de transmissão. As obras foram executadas pela CPFL Paulista, nos últimos três anos e tiveram, ao todo, investimento de mais de R$ 20 milhões.

A visita que marcou a inauguração das obras ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 1º, e teve a presença do gerente de operações de subtransmissão Ivênio de Souza, da CPFL Paulista, do Prefeito de Pradópolis Silvio Martins, o Prefeito de Dumont Alan Francisco Ferracini, e de outras lideranças da companhia e do município.

(Foto: Divulgação/CPFL)

Evento nesta quinta, dia 1º, marcou a entrega das obras

A ampliação da capacidade da Subestação permite que eventuais aumentos de consumo sejam absorvidos de maneira mais eficaz pela distribuidora. O reforço suportará o desenvolvimento do município pelos menos para os próximos dez anos. Desta forma, mais indústrias e empresas podem se instalar com a garantia de que o fornecimento de energia elétrica será de qualidade

As ações fazem parte do Plano de Expansão do Sistema Elétrico, desenvolvido de maneira contínua na companhia. Elas se traduzem, de forma imediata, em um sistema elétrico mais moderno, robusto e confiável. As obras executadas no município beneficiam, diretamente, 21 mil habitantes da cidade.

"Nossos investimentos contribuem para o crescimento das cidades e vêm concretizar nossa missão junto às comunidades que atendemos. Apenas em Pradópolis, o aumento da capacidade permite a ligação de aproximadamente nove mil novas residências com energia de qualidade e segura", comenta Ivênio de Souza, gerente de operações de subtransmissão da CPFL Paulista.

O que cada parte da obra representa: Os novos alimentadores instalados, que partem da subestação, servem para levar energia até as redes de baixa tensão, chegando, ao final, aos clientes residenciais e comerciais.

Ao todo, a distribuidora construiu ou reformou 37 km de redes, adotando o que há de mais tecnológico no setor. A companhia utiliza, por exemplo, o formato de rede compacta. Com isso, os cabos têm espaçadores entre si, o que diminui as chances de toque entre eles, especialmente em dias de vento. Esta tecnologia diminui as chances de interrupção no fornecimento de energia.

Subestação Pradópolis (Foto: Divulgação/CPFL)

A maior presença de alimentadores, somada à capacidade ampliada da SE, permite que a companhia realize manobras de carga em situações que exijam o desligamento de parte da rede elétrica, ou seja, que a energia seja direcionada aos clientes por outros caminhos. Isso reduz significativamente a abrangência e a duração da maioria dos desligamentos.

Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.