Pradópolis obteve pela primeira vez a pré certificação no Programa Município Verde Azul, iniciativa do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A cidade alcançou 40 pontos na primeira avaliação – são três no total, e a cidade precisa somar 80 pontos para a certificação definitiva.
As próximas avaliações serão em setembro e dezembro.

O anúncio dos 103 municípios classificados (de um total de 606 inscritos) foi feito na tarde desta quinta-feira (06), no auditório do Cemforpe(Centro Municipal de Formação Pedagógica), em Mogi das Cruzes, durante o 1° Encontro Estadual de Pré Certificação do programa.

O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Este ano, serão destinados R$ 15 milhões ao programa. “São dez vezes mais que o destinado em 2016. A partir da próxima semana, os municípios pré certificados já podem reivindicar os recursos, de acordo com a meritocracia”, explicou o secretário Ricardo Salles. “Além desse valor, teremos de R$ 5 a R$ 6 milhões do orçamento da secretaria para o programa, chegando a algo em torno de R$ 20 milhões”, completa. Salles afirmou ainda que o Município Verde Azul é a maior prioridade de sua secretaria.

Nossa primeira recompensa provavelmente será um novo Caminhão Coletor de Lixo para nossa cidade. Parabéns a todos nós.