Temperatura

máx30ºC min14ºC

Prefeitura nas Redes Sociais

Notícias

Nascente modelo municipal

Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d'água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável, deve ser tratada com cuidado todo especial.

 

A preservação das nascentes ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água de rios, córregos, e outros cursos d'água, em especial, aqueles que contribuem para o abastecimento humano (importante fonte de água doce). Com o crescimento populacional, o desenvolvimento de cidades e da agropecuária, muitas áreas de matas nativas estão sendo devastadas e, com isso, nascentes estão sendo prejudicadas, o que pode acarretar sérios problemas aos recursos hídricos.

 

O Departamento do Meio Ambiente determinou que a nascente localizada no lago municipal, logo de seus afluentes, como Nascente Modelo Municipal para preservação e conscientização.

 

Para garantir a quantidade e qualidade da água das nascentes devemos manter a vegetação natural no entorno delas, nos cursos d'água e encostas. É preciso ainda tomar alguns cuidados no uso e preparo do solo para diminuir a velocidade das enxurradas e aumentar a infiltração de água no solo que abastece as nascentes.

 

 Administração Municipal

Meio Ambiente

Endereço

Rua Tiradentes, 956
Centro - Pradópolis - SP
CEP: 14850-000
Fone: (16) 3981-9900

Redes Sociais

Copyright © 2018 - todos os direitos reservados

Desenvolvido por Zambonini Publicidade & Propaganda