Departamento de Cultura - Teatro apresentou a história de Pradópolis

Pradópolis tem sua história contada em espetáculo

Peça de teatro teve apresentação gratuita nas praças da cidade

Nos dois últimos finais de semana, dias 22/06 e 30/06, os moradores de Pradópolis teveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “BENKÊ”, que conta sobre a história e a formação cultural da nossa região. Com entrada gratuita, as apresentações aconteceram na Praça do CDHU (Praça Cristiano Araújo) e Praça Pio XII (central). O espetáculo tem a criação, encenação e realização dos participantes das oficinas do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores (JP). As três apresentações da temporada de estreia, duas em Pradópolis e uma em Guariba, foram contempladas no Programa de Incentivo Cultural - PROAC - da Secretaria do Estado de São Paulo.

O espetáculo “BENKÊ” foi construído a partir de visitas, entrevistas e conversas com a comunidade e bairros de Pradópolis. É por meio das histórias contadas pelas famílias que a peça demonstra como foi a formação cultural, econômica e social da região do município, grande polo da produção sucroalcooleira do País. “Para transformar a história em um espetáculo foi preciso trabalhar com os alunos do JP diferentes linguagens artísticas”, conta Ney Souza, membro do ponto de cultura. Música, teatro e poesia se misturam no enredo.

O Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores é formado por um coletivo de artistas que residem em Pradópolis. Desde 2014 oferece oficinas de arte para crianças e adolescentes da cidade de forma gratuita. São ministradas oficinas de Música (Violão, Percussão e Canto Coral), Poesia (Literatura tradicional e Literatura marginal) e Teatro. Atualmente atende 60 alunos entre crianças e adolescentes e possui diálogo constante com os familiares e a comunidade.

Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores

Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo